Alguns exemplos de projetos em que participamos:

  • Desenho e implantação de projeto de incubadora e aceleradora de negócios inclusivos em comunidades vizinhas às operações de mineração, ferrovia e porto em diversos estados do Brasil; Apoio a incubação e aceleração de mais de 40 projetos de base comunitária e inclusivos em 4 estados brasileiros.

 

  • Polo da Palha do Licuri: IICA/FIDA. Sistematização das informações e do conhecimento tradicional de comunidades de agricultores familiares e artesãos situados em Euclides da Cunha, Jeremoabo e Santa Brígida ;Gestão do uso sustentável dos recursos naturais, proteção da cultura e da atividade artesanal baseada na fibra do Licuri. RESULTADOS: Conhecimento acumulado de 14 anos sistematizado e disseminado sob a forma de um documento técnico, uma cartilha lúdica e uma compilação de 19 tecnologias sociais;Aumento da renda familiar; Sustentabilidade da atividade através de boas práticas de manejo e preservação da matéria-prima. Replicabilidade efetiva da tecnologia social aplicada.

 

  • Projeto Keops: Pós Graduação Latu Sensu em Gestão Associativa e Desenvolvimento Sustentável. Formação acadêmica envolvendo conceitos, ferramentas e práticas de gestão organizacional, sustentabilidade e temas transversais diversos

 

  • AVINA/BIS Projeto PASSO CERTO:Guia para inclusão das Cooperativas no Mercado. Ser fonte de informação sobre criação, desenvolvimento e gestão de organizações que trabalham na cadeia produtiva de resíduos. RESULTADOS: fomentar o conhecimento organizacional na criação, gestão e inserção de cooperativas de catadores no mercado de gestão de resíduos. Divulgação na Expo Catadores

 

  • Programa Educação Ambiental em comunidades vizinhas a Industrias: Modulo1 : conhecer, modulo 2: ser/fazer, módulo 3: Conviver. Metodologia baseada em conhecimentos, padrões de desempenho e indicadores. Aprender a aprender.

 

  • Programas de Diálogo Social: diálogo na crise, diálogo no desenvolvimento territorial e diálogos no licenciamento ambiental, Mobilização da comunidade e lideranças, Plano de Diálogo e Investimento Social, Mobilização de Jovens, Engajamento de Escolas e Prefeitura, Devolutiva dos Planos de Diálogo e Investimento Social. Potencialização de acões (ex: ocupação) de espaços comunitários.

 

  • Investimento social privado em comunidades vizinhas às operações da empresa. Investimentos em negócios inclusivos na área de pecuária e agricultura na Indonésia.

 

  • Avaliação de impactos, compromissos e legados sociais e de relacionamento com comunidades para due dilligence de aquisição de 4 empresas em Mineradoras na índia, Austrália, Noruega e Canadá.

 

  • “Pacto para o Desenvolvimento Sustentável” da Nova Caledônia: negociação com povos aborígenes e governo francês / local. De protestos violentos e retirada de licença social e legal, a um acordo de referência reconhecido pela ONU entre empresas de recursos naturais e povos indígenas (negociador líder). Desenho e estruturação dos projetos na área ambiental, social e econômica, resultando em acordo para investimentos em projetos de valor compartilhado e negócios inclusivos, educação e recuperação de áreas degradas na Nova Caledônia. Investimento de capital da ordem de US$ 4 bi.

 

  • Diagnóstico e recomendações de investimento social privado na expansão e consolidação de corredor logístico em Moçambique e Malawi para mineração.

 

  • Reassentamentos: para 80 famílias no município de Ourilândia-Pa. Desenho da solução, negociação e execução do processo com base nas diretrizes do IFC. Avaliação e recomendações de melhorias no reassentamento de famílias em Moçambique.

 

  • Relacionamento com comunidades tradicionais: Relacionamento com Comunidades Quilombolas no ES: Monte Alegre, São Pedro, Roda D’água, Angelim; em SE: Terra Dura, Patioba e Cantagalo; no MA: Itapecuru Mirim, Jaibara dos Nogueiras, Monge Belo, Santa Rosa, Cariongo, Jiquiri; no PA: 14 comunidades quilombolas no território Jambuaçu;

 

  • Relacionamento com instituições e comunidades ao longo de ferrovia e Hidrelétricas em MG e ES; diversos municípios. Negociação  para resolução de conflitos e elaboração de projetos de negócios inclusivos da agricultura familiar.

 

  • Implantação de sistema de gestão de demandas e relacionamento com comunidades nas operações de mineração em todo o Brasil; Sistemas de acompanhamento de performance do relacionamento com comunidades e tratamento de demandas, reclamações e manifestações das comunidades. Acompanhamento da evolução de indicadores sociais e de relacionamento.

 

  • Desenho e implantação de projetos da economia criativa no Maranhão, Minas e Pará. Acompanhamento e gestão de projetos sociais nas áreas de esportes, cultura e geração de renda. Acompanhamento de gestão e indicadores de resultados de investimento social voluntário anual de R$ 20 millhoes/ano.